Trombose - sintomas, causas, como prevenir e tratar
20/10/2023

PUBLICIDADE

A trombose acontece quando há formação de um ou mais coágulos, chamado de trombo em um vaso sanguíneo, que bloqueia ou prejudica o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região do corpo humano.

3 fatores desencadeantes: falta de movimento prolongado, alterações de coagulação e trauma. Além disso, geralmente a condição acontece após cirurgia, sendo mais frequente após procedimentos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.

Sintomas da trombose
A Trombose Venosa Profunda pode ser absolutamente assintomática. Quando presentes, os principais sintomas são nessa forma da doença são:

Dor;
Calor;
Vermelhidão;

PUBLICIDADE

Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Outros sinais mais evidentes que podem indicar a presença de coágulos sanguíneos:

Uma dor diferente da dor da cirurgia;
Vermelhidão ao longo da perna;
Inchaço repentino ou que está piorando;
Aumento da temperatura do local;
Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio;
Tosse com sangue;
Dor incomum no peito ou nas costas.

Prevenção

Atividades físicas regulares, com atenção especial em exercícios para a musculatura da panturrilha, "nosso coração das pernas''

PUBLICIDADE


Manter um peso equilibrado;
Boa hidratação;
Evitar longos períodos parado na mesma posição;
Não fumar;
É necessário, também, que as pessoas procurem saber o histórico de doenças familiares. Em casos de muitos parentes com relatos de trombose, procure um vascular.

Tratamento da trombose

O diagnóstico e tratamento da trombose devem ser realizados por um angiologista ou cirurgião vascular. Ao apresentar os sintomas da doença, consulte um profissional

Uma vez confirmado o diagnóstico pelo especialista, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.  O acompanhamento visa cumprir quatro objetivos: impedir o crescimento do coágulo sanguíneo; impedir que este coágulo avance para outras regiões do corpo; evitar complicações e reduzir as chances de recorrência da doença.

PUBLICIDADE

Alguns medicamentos e tratamento podem ser indicadas pelo profissional de saúde, de acordo com cada caso. “Na grande maioria das vezes o tratamento é feito com anticoagulantes. Casos mais graves podem ser necessários medicamentos fibrinolíticos, que dissolvem o trombo mas que podem ter reações adversas importantes”.

De acordo com o Min. da Saúde, as principais complicações da trombose são:

Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica;
Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes;
Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca;
Eczema, coceira muito forte que pode levar a uma ferida de difícil cicatrização;

PUBLICIDADE


Embolia pulmonar (EP) – a maior e principal complicação decorrente de trombose – quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por coágulo de sangue, oriundo de outras partes do corpo, especialmente as pernas. A embolia pulmonar pode ser fatal.

PUBLICIDADE

AD